Significado de Segmentação: substantivo feminino. Ato ou efeito de segmentar. Divisão por segmentos.  Sinônimos de Segmentação: fracionamento
Explicação do termo ficou ok? Então vamos falar desse rapaz.

O universo é vasto e cheio de mistérios, se fossemos mandar uma mensagem procurando novas vidas, o que seria mais fácil? Um sinal solto para todos ou um especifico para um ponto fixo e traçado? Esse é o paralelo que quero fazer hoje.

Quando me proponho a comunicar, seja minha marca, meu nome, minha ideia ou qualquer coisa, quem eu quero atingir? Qualquer um na imensidão ou meu nicho, meu público, minha audiência?
É agora que a segmentação começa a fazer sentido. Qual a “persona” ( individuo dotado de opinião própria e isolado do pacote geral de configurações) quero atingir? O que eu vendo, entrego, apresento ou debato? Isso interessa a quem?

Praticidade talvez seja bacana para exemplificar. Oferto vagas de emprego a quem está desempregado, ok? Em certo momento um cliente de uma agencia de viagens internacional fecha um contrato de mídia em meu site e adivinha? Não vai rolar, meus leitores desempregados não vão comprar um pacote de 25 dias no Nepal. Isso é segmentação de mídia ( paragrafo comercial).

Mas como vou entregar meu conteúdo a uma parcela tão pequena de leitores enquanto outros entregam a milhões? Esse é o pulo do gato, você não tem que concorrer com os milhões de acessos aleatórios dos concorrentes, o que lhe interessa é ser a referência no nicho que você atua.  Conhece alguém que vai ao barbeiro perguntar quanto rendeu o investimento em títulos públicos na Bolsa de Valores?

Analise onde você está, onde sua empresa aparece, está ofertando seu produto ao público/cliente/leitor correto?

Fica a dica final. Não vai ser fácil dominar um nicho específico, mas se conseguir não se desvirtue dele, mantenha o foco sempre.

Comentários